Anúncio

Anúncio

Skatistas agitam parque com Anchieta Pool Party






JESSICA ALMEIDA
@SUPER_FC

O parque Julien Rien, no bairro Anchieta, região Centro-Sul da capital, foi tomado ontem por dezenas de skatistas e entusiastas do esporte radical, que acompanharam a segunda edição do Anchieta Pool Party, competição da modalidade bowl que foi realizada ao longo do dia.

A grande novidade desta edição em relação à primeira é que ela valeu pontos para o ranking nacional, reunindo grandes atletas de todo o país. “Nós quisemos fazer dessa forma porque assim se cria um intercâmbio muito interessante, que eleva o nível do skate em Belo Horizonte e cria novas referências pros skatistas daqui mirarem e desenvolverem seu nível no esporte”, justificou Bruno “Pirraça” Sbampato, 26, um dos organizadores do evento, que também competiu na categoria amador.

De acordo com a organização, cerca de 250 pessoas passaram pelo evento, que começou às 9h da manhã e foi até o fim da tarde. Os competidores se dividiram nas categorias feminino, iniciante (atletas menos experientes), amador (sem limite de idade), master (para pessoas entre 35 e 45 anos) e legenda (para skatistas acima de 45 anos). O jovem Hugo Montezuma, 17, veio de São Paulo para concorrer na categoria amador. “Achei a pista muito boa, legal pra dar aéreos. E também gostei muito da estrutura do evento, está bem organizado”, disse.

Apoio

O Anchieta Pool Party também tem o objetivo de dar visibilidade para o esporte e atrair incentivos para fortalecê-lo. “O skate em BH é muito tradicional. Essa pista é da década de 1980 e desde então há vários skatistas aqui que carregam a modalidade com eles. Porém, atualmente estamos bastante atrás de outros lugares do Brasil”, afirmou Bruno Sbampato. “Nós estamos tentando fazer com que essa diferença diminua por peio de eventos, do desenvolvimento da Federação Estadual de Skate de Minas Gerais, do nosso coletivo Galera SK8 e também da mobilização política, porque o poder público não dá atenção para gente. A atual gestão da prefeitura construiu algumas pistas, mas não deu a manutenção adequada. E isso é fundamental para o desenvolvimento do skate, para que possa ser praticado em alto nível como estamos vendo aqui hoje”, opinou.

Um dos primeiros skatistas da cidade, o comerciante José Peixoto, 54, concorda. “Se tivermos um novo prefeito que dê o mínimo de apoio, vai ser o máximo para nós. Porque o que vemos hoje são os próprios atletas se encarregando de tarefas que deveriam ser dos governantes”, acrescentou.

Idade Liberada

Plural. O evento atraiu público de todas as idades, e teve gente que veio de longe para prestigiar, como a aposentada Aleida Ávila, 74. “Vim de São João Del Rei ver meu neto competir e estou encantada”, disse.

Mulheres buscam incentivo no skate

Com uma categoria feminina, o Anchieta Pool Party também busca fomentar a participação das mulheres no esporte. “O skate feminino aqui tem que ser mais valorizado, até pra que a gente possa evoluir”, disse a estudante Fernanda Leite, 25, que venceu a categoria feminina. “Um evento como esse ter uma categoria feminina é fundamental para mostrarmos que aqui tem meninas no skate e podermos estimular outras a começarem a praticar”, disse.

Para apoiar umas às outras, as skatistas belo-horizontinas criaram o projeto Minas no Skate. “A ideia é divulgar o skate feminino, trazer força para que sempre haja participação nos campeonatos e mostrar que é um estilo de vida. Começamos com 20 meninas e hoje somos mais de 100”, afirmou a analista de sistemas Stephane Brisa, 27, que integra o grupo. “Queremos fortalecer a cena feminina e incentivar as meninas a usar as pistas, entenderem que o esporte também é pra elas”, disse.

Resultado

Conheça os vencedores da competição que ganharão pontos no ranking nacional do skate, categoria bowl.

Feminino Fernanda Leite, Belo Horizonte

Iniciante Victor Ikeda, São Paulo

Amador Matheus Iroshi, São Paulo

Master Cleber Bicho, Belo Horizonte

Legend Jorge Zunga, Rio de Janeiro

Fonte: O Tempo 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.