Relatório revela novos detalhes sobre tragédia com avião da Chapecoense
Piloto teria omitido falha dos motores quando pediu para antecipar o pouso.
Ele e o copiloto chegaram a conversar sobre necessidade de reabastecer.
O piloto do avião causador da tragédia da Chapecoense não falou das falhas dos motores quando pediu socorro. Um relatório preliminar da Aeronáutica Civil colombiana mostra também que o piloto e o copiloto chegaram a conversar sobre a necessidade de fazer uma escala para abastecer.
A investigação colombiana revelou que a aeronave voava com o peso acima do permitido, um excesso de 500 quilos, mas, de acordo com os oficiais da Aeronáutica Civil da Colômbia, o peso extra não provocou o acidente. Os colombianos confirmaram que o avião caiu por falta de combustível.
As autoridades colombianas ouviram as conversas entre piloto e copiloto do avião. Elas mostram que os dois discutiram a possibilidade de fazer uma escala para abastecimento, o que não aconteceu. O voo, que decolou de Santa Cruz de La Sierra, na Bolivia, seguiu direto para Medellín, na Colômbia. O avião poderia ter parado para reabastecer na cidade boliviana de Cobija ou em Bogotá, já na Colômbia. Isso não foi feito e a autoridade de voo permitiu que o avião seguisse direto para Medellín.
O relatório apontou irregularidades. Por exemplo, o avião da LaMia não tinha a certificação necessária para voar acima de 29 mil pés, mas o plano de voo autorizou que a aeronave subisse além deste limite.
O relatório diz ainda que o piloto não revelou a gravidade da situação. No momento em que ele fez contato com a torre de controle pedindo para aterrissar, dois dos quatro motores já estavam desligados, mas Miguel Quiroga não repassou esta informação. Ele só falou em pane elétrica total minutos depois, quando os quatro motores pararam de funcionar. O relatório final sai daqui a quatro meses.
fonte:http://g1.globo.com
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