Médicos avaliam quadros, e trio de sobreviventes pode voltar na segunda
Alan Ruschel, Follmann e Rafael Henzel seguem estáveis e aguardam logística para retorno ao Brasil. Neto deve ir para o quarto nos próximos dias
Os sobreviventes do acidente com o voo que transportava a delegação da Chapecoense seguem com o quadro clínico em evolução. Em mais uma coletiva realizada em Medellín, neste domingo, a comissão médica informou que Follmann, Alan Ruschel e Rafael Henzel estão estáveis e aguardando a logística para a volta ao Brasil, que está próxima de ser concluída. Há boas chances de eles retornarem ao país nesta segunda-feira. Os médicos esperam apenas fechar os últimos detalhes de como será o transporte para confirmar a data.
Os trabalhos serão feitos em aeronaves específicas para os casos. O zagueiro Neto, que tem evoluído, é o único que permanecerá mais tempo em observação na Colômbia.
- Tudo está sendo feito individualmente, cada paciente está sendo pensado com suas particularidades. O projeto é levar Rafael (Henzel) e Alan Ruschel direto para Chapecó e o Follmann para São Paulo. Se não tivermos uma aeronave que atenda aos casos de cada um deles, irão separados. Se tiver condição, irão juntos. A Força Aérea Brasileira e a Agência Nacional de Aviação estão nos ajudando na estrutura. A coordenação está sendo feita em conjunto, pois é uma logística complicada - declarou Edson Stakonski, médico intensivista da Chapecoense de plantão em Medellín.
Confira a situação dos quatro sobreviventes brasileiros:
Jackson Follmann
O Follmann continua na unidade de tratamento intensivo. Hoje pela tarde ele deve passar por nova abordagem para uma nova limpeza, para ver se não tem infecção, e dar uma olhada em outro ferimento. O quadro geral dele está bom, não tem alteração nas últimas 48h. Ele está estável e vamos começar a programar a transferência.
Rafael Henzel
Está bem, tratando da pneumonia. Tranquilo, está tomando antibiótico sem alteração no quadro, nós repetimos um raio-x do tórax dele que não mostrou nenhum problema. Ele está respirando sem aparelhos, estável e tranquilo.
Alan Ruschel
Já faz alguns dias que está bem. Ele está tratando de uma infecção urinária causada por uma bactéria que foi identificada hoje, que é sensível ao antibiótico que estamos usando. Vai permanecer com o antibiótico e já estamos programando a transferência.
Neto
É o paciente que mais preocupava. Ele nos deixou bastante ansioso nos últimos dias, mas está tudo bem. Ele está mais de 48h fora de medicação mecânica e isso nos deixa muito mais tranquilo. Ele evoluiu bem e segue no processo de recuperação, que naturalmente é mais lento, pois ficou mais tempo em medicação. Ele precisa se reestruturar e recobrar as energias. Está sem febre. Exames laboratoriais mostram que ele está bem. Está estável. Nos próximos dias ele vai sair do UTI para o quarto e depois vamos pensar na transferência.
fonte:http://globoesporte.globo.com
Nenhum comentário