Anúncio

Anúncio

Manifestações a favor da Lava Jato reúnem milhares de pessoas neste domingo

Atos em defesa do projeto original das 10 medidas contra a corrupção aconteceram em todos os 26 estados e DF, com Renan Calheiros e Rodrigo Maia como principais alvos. Presidente Temer disse que protestos demonstram 'respeito cívico'.

Manifestantes protestam na Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste domingo (4), em apoio à operação Lava Jato e contra as mudanças no projeto de lei que trata das 10 medidas de combate à corrupção (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo)
As manifestações a favor da Operação Lava Jato e contra a corrupção neste domingo (4) aconteceram de forma pacífica e reuniram milhares de pessoas em todos os 26 estados mais o Distrito Federal. Até as 20h50, os atos foram registrados em 82 cidades e haviam mobilizado 75 mil pessoas, segundo a Polícia, e 487 mil, segundo organizadores. 
As maiores manifestações ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital paulista, os atos ocuparam a avenida Paulista e reuniram aproximadamente 15 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. No Rio, PM e organizadores não informaram o número de participantes.

Vestidos principalmente de verde e amarelo, os manifestantes defenderam, entre outros, as dez medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério Público Federal. Alguns seguraram faixas em defesa da operação Lava Jato e do juiz Sérgio Moro.

Os alvos principais do protesto foram os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Renan foi criticado por tentar acelerar a aprovação do projeto que muda a lei do abuso de autoridade, que contrariou juízes e procuradores da Operação Lava Jato, e por ter colocado em votação 10 medidas contra a corrupção que desfiguraram o pacote original. O presidente Michel Temer foi poupado.

Em notas separadas divulgadas durante a tarde, Renan disse que as manifestações são "legítimas" e "devem ser respeitadas", Maia informou que a Casa “recebe com atenção e respeito" as manifestações ocorridas neste domingo, e Temer considerou os atos como "comportamento exemplar" e disse que "demonstra o respeito cívico que fortalece ainda mais nossas instituições".

Veja a relação dos protestos:

ACRE
Em Rio Branco, o protesto, que estava marcado para às 14h (horário local), começou com mais de uma hora de atraso por causa da chuva na capital e terminou nesta tarde. A Polícia Militar não acompanhou o protesto, organizado por membros do Movimento Vem Pra Rua e membros do Ministério Público do Estado.

ALAGOAS
Em Maceió, o ato ocorreu na orla da Ponta Verde e reuniu cerca de 2 mil pessoas, segundo a organização. O protesto acabou por volta de meio-dia.

AMAZONAS
Em Manaus, cerca de 3 mil pessoas, vestidas de amarelo e também de preto, se concentraram na região central da cidade para protestar, segundo a organização. A PM não deu estimativa.

AMAPÁ
Em Macapá, ato reúniu pessoas na Praça da Bandeira, no Centro. A organização estimou 150 pessoas e a PM não deu estimativa.

BAHIA
Em Salvador, o ato contra a corrupção reuniu cerca de 2 mil pessoas, disse a polícia. Os organizadores estimam em 1.200 os participantes. O evento terminou por volta de 12h15.

CEARÁ
Em Fortaleza, manifestantes se reuniram na Praça Portugal, no Bairro Aldeota, em Fortaleza, para protestar em apoio à operação Lava Jato e contra as mudanças no pacote anticorrupção. A concentração começou por volta de 16 horas. A organização estimou, inicialmente, a participação de 3 mil a 4 mil pessoas. A polícia não divulgou levantamento de público.
Manifestante espalha imagens de ratos no espelho d'água do Congresso Nacional, em ato em defesa da Lava Jato (Foto: Polícia Militar do DF/Divulgação)

Em Brasília, grupos ocuparam o gramado do Congresso em favor da Lava Jato. Organizadores estimaram a presença de 15 mil pessoas. A PM falou em cinco mil. O ato, pacífico, terminou por volta de 12h15.

ESPÍRITO SANTO
Em Vitória, os magistrados do Espírito Santo fizeram um protesto contra as mudanças nas medidas propostas pelo Ministério Público Federal para combater corrupção. Eles se reuniram em frente ao Tribunal de Justiça do estado (TJ-ES) e seguiram para a Praça do Papa. Cerca de 20 mil participaram dos protestos, segundo os organizadores, e 3 mil, segundo a PM.

Em Vila Velha, o protesto em defesa da Operação Lava Jato e contra as mudanças nas medidas propostas pelo Ministério Público Federal para combater corrupção se concentrou, no Espírito Santo, na Rua Ceará. Segundo os organizadores, 10 mil participaram do ato, e 1,5 mil de acordo com a PM.Entre outras Capitais.

Manifestantes ocupam Avenida Paulista em ato de apoio à Lava Jato

fonte:http://g1.globo.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.